domingo, 14 de fevereiro de 2016

Das nossas escolhas e afinidades literárias: algumas considerações sobre o romance policial


Eu gosto de romances policiais, mas, curiosamente, não li tantos assim. É que os autores deste gênero costumam escrever séries de livros, com um mesmo detetive aparecendo em várias histórias, e realmente nunca tive disposição para acompanhar essas publicações seriadas. Porém, percebo que a literatura policial é muito presente em minhas escolhas literárias (além das cinematográficas e televisivas).

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Gente como a gente: os dilemas dos personagens de Being Human



Um vampiro, uma fantasma e um lobisomem são amigos e moram juntos em uma casa na cidade de Bristol, tentando levar uma "vida" normal. Sei que esse resumo em uma única frase pode parecer um tanto absurdo, mas é precisamente disso que trata a série britânica Being Human.

Unindo de forma bastante peculiar o drama e a comédia aos elementos sobrenaturais, a série criada por Toby Whithouse oferece uma abordagem original de temas já bastante explorados pela literatura, pelo cinema e pela televisão. Exibida entre os anos de 2008 e 2013 pelo canal BBC Three, Being Human tem como grande mérito conseguir falar ao público jovem sem soar infantilizada e sem cair na chatice do politicamente correto. Através das desventuras de Mitchell (Aidan Turner), Annie (Lenora Crichlow) e George (Russell Tovey) podemos refletir sobre o que nos torna humanos.

* O comentário abaixo contém spoilers. Recomendo assistir aos episódios antes de ler.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

A primeira temporada de Poldark em 2 minutos e meio

Em um vídeo divulgado em seu canal no YouTube, a BBC mostra um resumão da primeira temporada de Poldark, tendo como trilha sonora a música "What The Water Gave Me", de Florence + The Machine. É claro que quem não assistiu à série não vai entender os detalhes, mas as cenas selecionadas permitem ter uma ideia geral do que aconteceu na temporada. 

E o mais legal é que a canção de Florence, que faz parte do álbum Ceremonials (de 2011), tem muita ligação com a história de Ross Poldark. Confira no player abaixo:

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.