sábado, 20 de novembro de 2010

Do template e suas cores

Ok, vamos esclarecer umas coisas: eu, definitivamente, não gosto da cor rosa. E então, diante dessa afirmação inicial, você vai me perguntar: "mas por que diabos decidiu usar um template com detalhes em pink?". Saiba, estimado leitor, que a resposta para esse aparente paradoxo é bem simples - mais ou menos.

Procurando um tema legal para o Notas Dissonantes em diversos sites e blogs especializados em templates, encontrei um modelo chamado Citrus Pink Blogger Theme no BTemplates. Era o tipo de template ideal para mim: simples (sem muitas frescuras), de carregamento rápido, com duas sidebars à direita e um footer com 3 colunas. Só havia um problema: eu não gostei das cores, o layout me pareceu muito chamativo. A combinação de pink com marrom chocolate me lembrou na hora um Sonho de Valsa - eu adoro o bombom, mas a mistura de cores da marca é muito "cheguei", algo que definitivamente não combina comigo. Só que quantas vezes não encontramos por aí um template para Blogger legal, mas não gostamos de um detalhezinho ou outro?

Por isso, ainda que não tenha me agradado por completo, fiz o download do modelo e o instalei no blog. Apesar de interessante, o Citrus Pink não é um template muito customizável. Os gadgets são facilmente instalados na aba "Elementos de Página" na opção "Layout" do "Painel" do Blogger, mas não é possível personalizar as cores na aba "Fontes e cores" apenas utilizando a paleta. Quanto à alteração do tamanho e estilo das fontes, reparei que o template também apresenta problemas nessa aba, apesar de o recurso estar habilitado. A solução é alterar as cores e fontes no código do template, na aba "Editar HTML", o que dá um certo trabalho.

Decidi trocar todas as cores, deixar o modelo com tons de cinza e detalhes em azul, basicamente como era nas quatro (!) versões de template utilizadas na vida do My Headphone. Então percebi que se fizesse a troca de rosa para azul, o template perderia completamente sua identidade, e seu nome, Citrus Pink Blogger Theme, não faria mais nenhum sentido. Não achei justo desvalorizar o trabalho do designer britânico Lawny, desenvolvedor do Lawny Designs e criador do template. Então, por esse motivo, o modelo continua com detalhes em rosa.

Essa mudança na escolha de cores para o Notas Dissonantes indica o (início do) fim do meu daltonismo - os cerca de dois anos de branco-cinza-preto-azul, numa coisa quase Grêmio, dão lugar à combinação de branco-cinza-preto-rosa. Ao menos assim os visitantes do blog perceberão mais facilmente que quem escreve as postagens é uma mulher - cansei de ler comentários no My Headphone nos quais as pessoas me tratavam como homem, porque provavelmente não se davam ao trabalho de ver o meu nome no rodapé das postagens ou porque, por puro "achismo" ou por estarem presos às convenções de gênero, acreditavam que mulher não pode gostar de azul e preto, comentar sobre rock e dar uns pitacos sobre futebol.

Mas, finalizando a questão, que fique bem claro: cor-de-rosa, para mim, só a Pantera.

P. S.: Se calhar, um dia eu me animo e decido usar um template verde-branco-grená. Devem imaginar o porquê, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.