sábado, 13 de dezembro de 2014

Uma "sinfonia agridoce"

Talvez pelo título você não se recorde, mas, provavelmente, já deve ter escutado a música "Bitter Sweet Symphony", da banda britânica The Verve, em algum momento da sua vida. A canção, que integra o terceiro álbum do grupo, Urban Hymns (de 1997), já foi usada em comerciais de televisão (como uma propaganda de um famoso banco brasileiro) e é muito lembrada por aparecer na sequência final do filme teen Segundas Intenções (Cruel Intentions, de 1999).

Com seus belos violinos, a música mais conhecida do The Verve foi motivo de uma das mais famosas disputas judiciais do mundo pop: os Rolling Stones e seu então empresário Allen Klein acusaram Richard Ashcroft e companheiros de plagiar a música "The Last Time". Como a decisão da Justiça foi favorável aos Stones, Mick Jagger e Keith Richards recebem todos os royalties da melodia - entenda a polêmica envolvendo esse caso no blog do historiador Elton John Farias e ouça a versão instrumental de "The Last Time", que fundamentou a discórdia, para tirar suas próprias conclusões.

Apesar de toda a confusão, "Bitter Sweet Symphony" e seu videoclipe são verdadeiros clássicos. A canção é, sem dúvida, uma das mais marcantes dos anos 1990. Por isso, eu os escolhi para inaugurar a nova seção do blog, "Uma dose de clássicos".


Várias vezes já me peguei andando pela rua e pensando nessa música, lembrando da imagem do Richard Ashcroft caminhando por Londres, inabalável, passando por cima de tudo e todos. Nesta nossa vida, que, como bem resume Ashcroft, é uma "sinfonia agridoce", tentar seguir seu próprio caminho pode ser uma tarefa difícil, mas é algo necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.