terça-feira, 22 de novembro de 2016

Saudosismo oitentista: 50 canções de rock dos anos 1980

Desses três, estou mais para Lucy...

Eu quase nada vivi dos anos 1980 - nasci em dezembro de 1988 -, mas é incrível como a música do período é uma referência marcante para mim. Como construí essa memória afetiva dos anos 1980, a ponto de ter saudade de uma época que não cheguei a experienciar, de fato? 

Creio que os filmes, os videoclipes e o rádio foram os principais responsáveis pela formação dessa memória. Foram incontáveis Sessões da Tarde com filmes de John Hughes e Spielberg, clipes e mais clipes vistos (sempre fiquei impressionadíssima com os clipes do The Cure), horas e horas ouvindo os clássicos nas manhãs da Rádio Cidade... 

"Save Ferris!". Nessa cena, é tocada uma versão instrumental de "Please, Please, Please, Let Me Get What I Want", dos Smiths

Mas há mais. Por influência paterna, cresci ouvindo QueenTears for FearsOs Paralamas do Sucesso, entre outros (ainda temos alguns vinis da época). Tenho tios fissurados em Legião Urbana...  Com o tempo e, principalmente, com o auxílio da internet fui ampliando referências e descobrindo minhas próprias bandas - só pra falar da galera relevante nos anos 1980, U2, The Cure, David BowieTitãsINXS e nem posso descrever o que foi conhecer o Clash!

Muita gente diz que foi uma década perdida para o rock. Muitos mais, aliás, dizem que foi uma década perdida de maneira geral, por conta do avanço neoliberalismo e do conservadorismo político nas democracias liberais, da crise econômica nas economias periféricas e porque o sonho socialista começou a ruir com o desmantelamento da URSS e a queda do muro de Berlim.


E o muro veio abaixo...

No cenário musical, foi o momento em que o pop ganhou força e os vinis e cassetes de nomes como Michael Jackson, Madonna e Prince vendiam feito água. Além disso, foi nos anos 1980 que a MTV surgiu, mudando radicalmente a forma como consumimos música e a chamada "estética do videoclipe" passou imperar também em outros domínios artísticos, como o cinema. 

O hard rock nessa década, dos caras cabeludos e dos clipes com supermodelos (que eu chamo de "farofa", e que foi pejorativamente apelidado pela imprensa de "hair rock"), passou a ser o estilo de rock mais ouvido, especialmente no lado de cá do Atlântico. Na Europa, sobretudo no Reino Unido, a New Wave, o Synthpop, os New Romantics e vários outros gêneros e estilos em geral englobados no balaio de gatos que é a designação Post-Punk, dominavam a cena. 

Assim, de maneira geral, a simplicidade, a ferocidade e o protesto do punk davam lugar ao virtuosismo de guitarristas que faziam inúmeras firulas, sintetizadores, teclados e a temas cada vez mais intimistas. 


Os coloridos anos 80 de nosso imaginário

Já em Terra Brasilis, os anos 1980 são considerados a "era de ouro" do rock. Vivíamos já duas décadas de ditadura e as desigualdades sociais eram gritantes. E os jovens de nossas bandas, a maioria de classe média e que tinha acesso ao que se produzia no exterior, (felizmente) ainda bastante influenciados pelo punk, mas já receptivos às inovações do chamado post-punk, produziram álbuns excepcionais - o que dizer de discos como Cabeça Dinossauro (Titãs), Selvagem? (Os Paralamas do Sucesso) e O concreto já rachou (Plebe Rude)?

É certo que a década de 1980 representa o consumo massivo do pop e a "morte" da música radiofônica, para parafrasear a música do The Buggles, já que o poder de seduzir e chocar da imagem muitas vezes suplantou a qualidade do conteúdo sonoro. Pra que letras elaboradas se você poder ter um refrão chiclete e um clipe bem bolado, usar roupas e penteados diferentes, que farão seu single ser um sucesso nas paradas, muito mais por seu estilo do que pelo que você realmente canta? Isso não é uma novidade dos anos 1980, mas é inegável que foi uma tendência que se acentuou muito no período. 

Ainda assim, é preciso reconhecer que muita coisa boa foi produzida. E falo somente do âmbito do rock, que é o que conheço e gosto mais. Certamente, outros gêneros produziram coisas boas no período, mas não tenho muita familiaridade para comentar.

Bem, já que vou na contramão de quem considera os anos 80 como a "década perdida" do rock, para provar meu ponto de vista, resolvi montar e compartilhar uma playlist no Spotify.


E as mixtapes em cassetes, hein? O hábito continua, agora em outros suportes e sob outras formas, como as playlists no Spotify

Os principais critérios para a composição da lista foram a escolha de canções que pudessem ser enquadradas no gênero rock (embora alguns nomes sejam discutíveis, reconheço, como Duran Duran e Tears for Fears) e que tenham sido lançadas durante a década de 1980. A única exceção é a música do The Buggles, que foi lançada como single ainda no segundo semestre de 1979. Mas como entrou no álbum lançado em 1980 pela banda (The Plastic Age) e tem uma enorme importância histórica, por ter sido o primeiro videoclipe a ser exibido pela MTV, na fundação do canal, em agosto de 1981, pareceu-me justo que figurasse na lista.

Foi selecionada apenas uma canção de cada banda ou artista. Mas a escolha de qual seria essa canção específica foi totalmente subjetiva, pois nem sempre a música que incluí é a mais "representativa" daqueles músicos, e sim a que mais gosto - é o caso, por exemplo, de "Meninos e meninas", do Legião Urbana. 

A playlist tem um total de 50 canções, dispostas de forma aleatória - não estão ordenadas por nome, ano ou por qualquer outro critério. Foi difícil fechar nesse número e gente boa acabou ficando de fora.

Sem mais papo, aí está a minha playlist.

Playlist Rock Anos 1980 - 50 canções




Será que Stranger Things e "San Junipero", episódio de Black Mirror, têm algo a ver com esse momento nostalgia? É bem provável.

Aguardem a listagem dos anos 1990. Essa, sim, vai ser matadora.

Enquanto isso, aproveitemos essa onda oitentista.


The Clash na época do Combat Rock (1982)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.