sábado, 27 de outubro de 2018

Lucidez


O vídeo que trago nesta postagem é uma entrevista concedida pelo músico Renato Russo à MTV em 1994, por ocasião do lançamento de seu primeiro álbum solo, The Stonewall Celebration Concert, uma homenagem aos 25 anos dos protestos conhecidos como Rebelião de Stonewall, em 1969, nos Estados Unidos. Parte da renda obtida com as vendas foi doada à Ação da Cidadania. 

Na entrevista, Renato fala sobre diversos assuntos, como a diferença desse trabalho em relação ao que fazia na Legião Urbana, a escolha do repertório e os motivos pessoais que o levaram a pensar no disco - uma história de amor que viveu com uma rapaz norte-americano, mas que não deu certo, e a surpreende coincidência de que quando era criança ele e sua família estavam em Nova York na época dos protestos Stonewall. Na parte final do vídeo, o músico tece considerações sobre a vida no mundo rock, sobre ter abandonado as drogas e chega a falar sobre como Kurt Cobain teria uma vida curta se não mudasse seus hábitos (o que, de fato, aconteceu, pouco tempo depois dessa gravação). 

Mas o que me pareceu mais surpreende na entrevista, que já tem 24 anos (!), é a "atualidade", por assim dizer, dos problemas apontados por Renato, como a ascensão de movimentos de ideologia fascista em diversas partes do mundo, a ditadura militar no Brasil e o cerceamento de direitos e a omissão por parte da grande imprensa sobre essas questões. Para o músico, dar acesso à informação é uma forma de combater o preconceito e, como artista, poderia, de alguma forma, contribuir para isso com sua obra. 


Para quem quiser conhecer o encarte do álbum, no qual, conforme comentado por Renato, constam os telefones e endereços de diversas entidades que atuam em defesa dos direitos das crianças e jovens, mulheres, LGBTs, negros, meio ambiente, entre outros, basta acessar a página Encartes Pop

Apesar de o horizonte não ser tão favorável atualmente, espero, sinceramente, que possamos avançar mais nessas questões nos próximos anos. E não dar mais passos para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.