terça-feira, 21 de junho de 2011

Brilho fugaz

Lançado em 2003, exatamente 35 anos depois de Syd Barrett ter deixado o Pink Floyd, o documentário The Pink Floyd and Syd Barrett Story aborda os anos iniciais desta que foi uma das mais importantes bandas da história da música.

Centrando-se na enigmática figura de Syd Barrett - que viria a falecer em 2006 (aos 60 anos, isolado do mundo)-, o filme mostra a importância do músico para a composição de canções como "Arnold Lane", "See Emily Play" e "Bike", do álbum The Piper at the Gates of Dawn (de 1967), um clássico do rock psicodélico. Como bem frisa o primeiro empresário da banda, Peter Jenner, Syd Barrett era o grande líder do Pink Floyd, já que até 1968 compôs a maioria das músicas, era o vocalista e também guitarrista, além de ter sido o responsável pela escolha do nome do grupo.

Porém, não tardaria para que o brilho de seu talento fosse ofuscado pelo consumo exagerado de LSD e o consequente processo de deterioração mental por que começou a passar. O comportamento imprevisível de Syd e a necessidade de honrar com os compromissos profissionais já assumidos levou o Pink Floyd ao recrutamento de David Gilmour (amigo de infância de Syd e Roger Waters) para o posto de vocalista do grupo. Depois de seu afastamento definitivo da banda, Syd Barrett ainda tentou investir em uma carreira solo e chegou a lançar dois álbuns, The Madcap Laughs (1970) e Barrett (1971).

Embora o Pink Floyd tenha alcançado maior sucesso fora do Reino Unido apenas a partir do álbum The Dark Side of The Moon, de 1973, ao assistir o documentário fica bastante evidente para o espectador como a convivência com Syd influenciou e continuou servindo de inspiração para o grupo. É o caso de álbuns como o próprio The Dark Side, Wish Were You Here (de 1975) e The Wall (de 1979), além, é claro, do filme baseado neste último, Pink Floyd: The Wall, dirigido por Alan Parker, em 1982.

Algumas cenas da película roteirizada por Roger Waters, como aquela em que o cigarro de Pink (magistralmente interpretado por Bob Geldof) se consome entre os dedos enquanto ele assiste televisão, a do seu olhar perdido enquanto compõe uma música ao piano e a tensa cena em que o personagem raspa os pelos do corpo, inclusive as sobrancelhas, foram claramente inspiradas nas atitudes de Syd Barrett. O episódio em que Syd aparece irreconhecível nas gravações do disco Wish Were You Here (feito em sua homenagem), bastante gordo e com os pelos do corpo raspados, aliás, é um dos mais chocantes da história do Pink Floyd e não deixa de ser explorado no documentário.

Além de depoimentos dos outros membros do Pink Floyd (David Gilmour, Roger Waters, Richard Wright e Nick Mason) The Pink Floyd and Syd Barrett Story procurou ouvir outras pessoas que conheceram e admiraram o gênio criativo de Syd, como Bob Klose (que fez parte da primeira formação do Pink Floyd), sua antiga namorada Libby Chisman, Mike Leonard, o artista plástico Duggie Fields, e músicos como Robyn Hitchcock, Jerry Shirley (Humble Pie), Graham Coxon (Blur), entre outros. Pena é que o próprio Syd Barrett não tenha podido dar a sua versão da história.

Informações:
Título: The Pink Floyd and Syd Barrett Story.
Dirigido e produzido por John Edginton (Otmoor Productions).
Com músicas de Pink Floyd e Syd Barrett.
Lançamento em DVD: março de 2003 (UK).
Duração: 49 minutos.
Linguagem: Inglês (Legendas em Português).

Assista ao documentário no player abaixo:



Ou faça o download do video no prestimoso Arapa Rock Motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.