segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

RIP Bowie

Apenas um dia após completar 69 anos e ter lançado o já elogiado álbum Blackstar, o músico britânico David Bowie faleceu na noite deste domingo, dia 10 de janeiro. Referência incontornável para a música e para a cultura pop, Bowie é um dos artistas que mais me marcaram. Em 2014, por sinal, ele foi o músico que dominou o meu playlist. Por isso, neste blog quase nunca atualizado, nada mais justo que reverenciar esse ícone do rock.

Meu primeiro contato com Bowie foi "Under Pressure", uma parceria sua com o Queen, que ouvi muito na infância (influências paternas). Mais tarde, fui conhecendo outras de suas canções e tive o prazer de vê-lo em outra bela parceria, com o Arcade Fire. Mas o que realmente abriu meus ouvidos e mente para a riqueza de sua obra foi a série televisiva Life on Mars, sobre a qual já falei algumas vezes aqui no blog.

Deixo aqui o vídeo de "Starman", que é, seguramente, uma das minhas favoritas:


E para admiradores de Bowie, aí vão alguns links interessantes:

- A página da Rolling Stone Brasil tem uma boa retrospectiva da obra de Bowie;

- A revista Superinteressante lembra os principais trabalhos do camaleão no cinema;

- O site What did David Bowie do at your age? faz uma brincadeira bem legal, mostrando o que o músico fez quando tinha a sua idade (dica do Brasil Post);

- A ilustradora Hellen Green tem em seu perfil no Tumblr lindos trabalhos inspirados em Bowie;

- Veja aqui porque Life on Mars é a melhor série já feita (que série tem a obra de David Bowie como sua principal referência e em menos de 10 minutos é capaz de tocar em um episódio "Life on Mars?" e "Changes"?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.