domingo, 6 de março de 2016

Chris Rock no Oscar 2016: lacrou!


Muito bom o discurso de Chris Rock na abertura do Oscar 2016! Em sua fala na 88ª edição do evento, que ocorreu no último dia 28 de fevereiro, o ator abordou várias situações em que o racismo se faz presente, não apenas em Hollywood, mas cotidianamente. 

Para mim, Chris foi preciso em suas colocações. Irônico e mordaz, utilizou com maestria o espaço da cerimônia do Oscar para se posicionar sobre a ausência de indicações de atores negros, defendendo a necessidade oportunidades iguais para todos. 

O comediante aproveitou a deixa para alfinetar o casal Jada e Will Smith, que optou por boicotar o evento. Rock disse entender que Will estivesse chateado por não ter sido indicado por sua atuação em Um homem entre gigantes. Isso não foi justo, prosseguiu o apresentador, mas também não se pode dizer que foi justo Will receber milhões de dólares por ter feito uma bomba como As loucas aventuras de James West. Com Jada, Chris Rock pegou ainda mais pesado, ao dizer que você não pode boicotar algo para o qual não foi convidado, referindo-se à pouca expressividade da carreira da atriz no cinema. Pessoalmente, até acho que esse ataque à Jada Pinkett Smith foi um tanto desnecessário, mas entendo que o objetivo de Chris foi o de ironizar o estrelismo do casal Smith e relativizar o quão representativos dos atores negros eles são.

Li pessoas comentando em blogs e sites que Chris minimizou a luta do movimento negro, que estava lá para divertir brancos. Mas não enxerguei isso. O que vi foi um público majoritariamente branco que em muitas partes do discurso não sabia como se portar, se ria ou não dos comentários ácidos de Chris Rock. Isso ficou muito claro quando o mestre de cerimônia disse: "Este ano as coisas vão ser um pouco diferentes no Oscar. Na parte do In Memoriam vão mostrar pessoas negras que foram baleadas por policiais a caminho do cinema". 

Como bem observou Cidinha da Silva, Chris arrancou "risinhos amarelos" de uma plateia visivelmente desconfortável, "não houve ali um negro divertindo os brancos". Creio que há tanto sarcasmo no humor do comediante (quem já o viu fazendo stand up sabe), que muitas vezes as pessoas não percebem a crítica que existe em suas colocações. É o caso do trecho em que falou sobre as categorias para atuação: já que existem categorias para homens e mulheres, por que não serem criadas categorias para atores negros, questionou, ironizando os papeis abordam o negro de forma estereotipada (como "melhor amigo negro"). Assim, Chris Rock também pontuou em seu discurso a questão de gênero e o sexismo.

O momento que considerei mais certeiro de sua fala foi o seguinte: "A grande questão é: por que estamos protestando? Por que nesse Oscar? É a 88ª edição do prêmio. Quer dizer que essa coisa toda de não indicarem negros aconteceu pelo menos outras 71 vezes. Você imagina que poderia ter acontecido nos anos 50, nos 60... e tenho certeza de que não houve indicações. Sabe por quê? Porque nós tínhamos coisas de verdade para protestar contra naquela época. Estávamos ocupados demais sendo estuprados e linchados para se importar com quem venceu [na categoria] melhor direção de fotografia. Quando a sua avó está enforcada em uma árvore, é realmente difícil pensar em quem venceu o melhor curta-metragem de documentário estrangeiro."

Rock concluiu a abertura do Oscar de forma brilhante: "Bem-vindos ao 88º Oscar! Vocês querem diversidade? Nós temos diversidade. Por favor deem as boas vindas para Emily Blunt e alguém mais branca ainda, Charlize Theron." 

No player de vídeo abaixo, é possível conferir o discurso de abertura de Chris Rock, legendado pelo grupo do Facebook Fã Depressão BR. Outros momentos importantes do Oscar 2016 foram a premiação de melhor figurino para Jenny Beavan (por Mad Max: Estrada da Fúria) e a homenagem de Lady Gaga às mulheres vítimas de estupro.


Para ler algumas interessantes análises sobre acontecimentos dessa 88ª edição do Oscar, confira os textos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.