sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Orgulho de ser tricolor

Torcida tricolor homenageia o craque do Brasileirão durante o jogo contra contra o Guarani, em 05/12/2010.

Creio que a foto acima representa a síntese de, ao menos, dois ditados populares: 1) Uma imagem vale mais do que mil palavras; 2) A voz do povo é a voz de Deus.

Não sei se Conca é o argentino mais querido do Brasil. É provável até que não, porque nosso instinto bairrista nos faz crer que "argentino" e querido" são duas palavras incompatíveis para a mesma sentença. Bem, Conca pode não ser o argentino mais querido do Brasil. Mas, provavelmente, é o mais querido dos cariocas. E, certamente, é o xodó dos tricolores.

As pessoas, no entanto, não podem ser culpadas por manterem atitudes preconceituosas em relação aos vizinhos argentinos, ou, sem ir tão longe, dentro das fronteiras nacionais, aos irmãos paulistas ou nordestinos, por exemplo - aliás, a própria idéia de nordestino me incomoda, pois parece colocar no mesmo saco um monte de traços culturais diferenciados e nos dizer que todos os que são da vasta região são iguais, o que, sem dúvida, é um grande equívoco. O pior é que esse tipo de pensamento é constantemente reforçado pelos meios de comunicação de massa.

No caso da conquista do título do Brasileirão pelo tricolor das Laranjeiras (acho que deixará de o ser, mas, enfim) pude notar uma diferença gritante no tratamento da notícia em veículos da imprensa carioca (refiro-me, sobretudo, à Rádio Tupi) e da imprensa paulista (nesse caso, acompanhei mais a cobertura televida da Band).

Não estou dizendo que está certo e outro errado. Até porque o discurso jornalístico, assim como os outros, não é isento de subjetividade. Só acho que o pessoal da emissora paulista deveria entender que o futebol brasileiro não se resume ao Corinthians. E garanto que não estou sendo bairrista ao fazer essa afirmação. Basta assistir à cobertura esportiva da Band por uns 10 minutos para ter idéia do que estou falando.

Apesar da rotineira histeria de nomes como Neto e Datena, o programa da Band (Jogo Aberto, Terceiro Tempo ou seja lá qual for o nome, porque os comentaristas são sempre os mesmos) é divertido. Gosto de assistir, não nego. Pela quantidade de besteiras ditas por minuto, a "atração" se aproxima muito mais de um programa de comédia do que do jornalismo esportivo.

Conca comemorando o título do Flu no Engenhão, ao fim da vitória por 1x0 contra o Guarani, em 05/12/2010.

De resto, aos não satisfeitos com a vitória do Fluminense, que é, tricampeão, sim senhor (essa história de falar que o título de 1970 não conta é uma tremenda palhaçada), lembro de uma das mais famosas colocações de Nelson Rodrigues sobre o time:

“O Fluminense é o único time tricolor do mundo. O resto são só times de três cores...”

E, aos, fãs do Muse (corinthianos ou não), peço que se recordem dessa foto:

Chris Wolstenholme (baixista do Muse) usando a camisa do Fluminense que ganhou de um fã, quando esteve no Rio de Janeiro, em julho de 2008. A foto foi divulgada no Twitter oficial da banda em 13/08/2009.
(Usarei essa imagem eternamente, hahaha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.