domingo, 22 de maio de 2016

Dez anos de Life on Mars!


É incrível, mas Life on Mars está completando dez anos em 2016! Sem dúvida, essa é a minha série favorita. Um drama policial que foge dos lugares-comuns ao misturar aos casos investigados um enredo de ficção científica/especulativa e uma boa dose de comédia. E este foi o seriado que me fez abrir os olhos para a produção televisiva do Reino Unido - hoje, praticamente todas as séries que vejo são britânicas.

A série, que tem apenas duas temporadas com oito episódios cada, foi exibida pela BBC One entre 2006 e 2007. No Brasil, chegou a figurar na grade de canais como o Film&Arts e o Multishow e até o ano passado parece que constava no catálogo da Netflix, mas acabou sendo retirada. Mas é possível encontrá-la à venda em DVD e Blu-ray (além, é claro, de torrents e sites de download).

Em Life on Mars, acompanhamos o drama do detetive Sam Tyler, que sofre um atropelamento e, ao recobrar os sentidos, descobre que foi parar misteriosamente no ano de 1973. Na abertura dos episódios, que você pode conferir no player abaixo, temos uma espécie de monólogo, em que Sam nos fornece as primeiras chaves interpretativas da trama: "Meu nome é Sam Tyler. Eu sofri um acidente e acordei em 1973. Estou louco, em coma ou voltei no tempo? Seja lá o que tenha acontecido, é como se eu tivesse pousado em um outro planeta. Talvez se eu descobrir a razão de estar aqui possa voltar para casa."



A trilha sonora de Life on Mars é ótima - afinal a trama tem como cenário a Manchester de 1973. Há uma forte presença do glam rock, estilo que tinha grande força nesse período, com músicas de T. Rex, Roxy Music, Sweet, do próprio Bowie, entre outros. Mas Wings, The Who, Pink Floyd, Elton John, Nina Simone, Uriah Heep, Thin Lizzy, Electric Light Orchestra (ELO), entre vários outros nomes, têm canções suas na série.

E os episódios são cheios de referências à obra David Bowie - do título do programa e das canções executadas ("Life on Mars?", "Starman", "The Jean Genie", "Changes", etc.), a elementos mais pontuais, por exemplo, o apelido de Gene Hunt, "Gene Genie", que brinca com a música "The Jean Genie". Mas a série mantém intertextualidade com outras obras, sobretudo com o filme O mágico de Oz.

Gene Hunt, interpretado por Philip Glenister, é um daqueles personagens inesquecíveis das séries. É impossível pensar em Life on Mars e não se lembrar das loucuras de Hunt. Desbocado, preconceituoso, mandão, beberrão, dirigindo feito louco, com métodos um tanto duvidosos e um senso bastante "próprio" de justiça ("eu sou a lei", ele chega a dizer), o chefe de polícia de Manchester é uma figuraça! Os atores Philip Glenister e John Simm, amigos fora das telas, têm uma longa pareceria em séries da tv britânica (State of Play, Mad Dogs, Prey, etc.) e é notável o entrosamento dos dois em Life on Mars.

A série é tão interessante que chegou a ganhar remakes nos Estados Unidos, Espanha e até na Rússia! Além disso, gerou uma série derivada, Ashes to Ashes, na própria BBC.

Enfim, recomendo Life on Mars a todxs!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.