segunda-feira, 4 de julho de 2016

Suede: "Beautiful Ones"


Das bandas que podemos elencar como pertencentes ao chamado Britpop, movimento surgido no Reino Unido a partir do fim dos anos 1980 e que teve seu ápice em meados dos anos 1990, o Suede certamente ocupa lugar de destaque. 

De maneira geral, pode-se dizer que negar a imposição do modelo norte-americano e buscar uma identidade musical própria, abordando assuntos pertinentes à juventude e ao modo de vida britânico - e creio que ninguém foi tão crítico e irônico ao fazer isso quanto o Blur - estão entre as principais características dessa geração de músicos.

Mas o grupo liderado por Brett Anderson, sobre o qual falo aqui hoje, diferencia-se de outros do mesmo cenário por ter uma grande influência do glam rock (David Bowie e T. Rex, por exemplo), além do pós-punk dos Smiths e Morrissey (o próprio nome da banda vem de uma música deste último, "Suedehead"). Assim, o Suede explora em suas composições os dilemas dos jovens das cidades, a vida agitada por raves e drogas e aberta a múltiplas experiências afetivas. São canções que exalam uma forte sensualidade, ambiguidade e acidez. A própria postura dos músicos, como ocorria no glam rock setentista, reflete uma acentuada ideia de bissexualidade.

Uma música que gosto muito do Suede é "Beautiful Ones", do álbum Coming Up, de 1996. É um verdadeiro hit, que gruda na cabeça. A letra, apesar de parecer, a princípio, um tanto desconexa, como se fosse uma junção de aleatoriedades, na verdade, se pensada como um todo, é um retrato dos jovens descolados da então em voga "Cool Britannia" - os "beautiful ones", lindos, maravilhosos. E o videoclipe, que pode ser conferido no player abaixo, é excelente, destacando as palavras que a letra da música utiliza para traçar esse perfil dos "bonitões" - curiosamente, são mais substantivos do que adjetivos.


Nunca prestei tanta atenção ao Suede. Mas, nos últimos dias, cheguei à conclusão de que devo ouvir um pouco mais suas músicas. Acho que hoje me fazem mais sentido do que há alguns anos, quando conheci a banda.

Enfim, "Beautiful Ones" é a Música da Semana do blog. A primeira dentre muitas outras - assim espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.