domingo, 19 de março de 2017

"Undiscovered First", de Feist, em Legion


Legion tem sido uma das boas surpresas televisivas do ano. A série do canal norte-americano FX, que estreou em fevereiro e contará com oito episódios nesta temporada, tem a assinatura do showrunner Noah Hawley (da premiada Fargo) e apresenta uma trilha sonora impecável.

Trazendo à telinha uma leitura bastante original do universo mutante dos X-Men, Legion tem chamado a atenção da crítica, mas não tem conseguido agradar a um público mais amplo. Afinal, os dilemas vivenciados por seu personagem central, David Haller (o Legião, interpretado por Dan Stevens), e sua construção narrativa, que por vezes mistura temporalidades, pontos de vista e níveis de consciência dos personagens, fogem totalmente da linearidade que vemos comumente nos filmes e séries sobre super-heróis. 

Além disso, a série consegue estabelecer intertextualidade com diversas obras do cinema e da cultura pop, principalmente com os filmes de Stanley Kubrick. Todos esses elementos, que exigem um público com um pouco mais de "bagagem" para pescar as referências e aproveitar satisfatoriamente a experiência, explicam a resistência que o programa tem encontrado.

Um dos pontos altos de Legion, sem dúvida, é a sua trilha sonora - que, aliás, merece uma postagem especial neste blog. De Rolling Stones a Nina Simone, passando por The Who, Radiohead, Robert Plant, Serge Gainsbourg, entre vários outros, série de Hawley tem nos brindado com ótimas canções.

O vídeo abaixo traz a sequência do quarto episódio de Legion em que é apresentada a música "Undiscovered First", que faz parte do álbum Metals (2011) da cantora canadense Feist. Repare que há uma perfeita integração entre música e ações dos personagens. Oliver Bird, aprisionado em seu "plano astral" (seu subconsciente), põe seu toca-discos para funcionar e, nesse momento, a música executada, que era um elemento sonoro do espaço da cena, converte-se também trilha que embala os acontecimentos do episódio. 

 "Undiscovered First". Eis uma bela canção para ouvir durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Citrus Pink Blogger Theme. Design By LawnyDesignz. Custom by Notas Dissonantes. Powered by Blogger.